23/05/2018 - Auditores da 2ª DRE reúnem-se em Canoas

Os Auditores-Fiscais da 2ª DRE-Canoas estiveram reunidos, na tarde de quarta-feira, 09 de maio, para discutir temas ligados ao Teletrabalho na Receita Estadual do Estado do Rio Grande do Sul. A reunião contou com a presença do Delegado Carlos Tochetto, sua Substituta Gina Pavão, do Conselheiro da Receita Luiz Gallicchio e do Diretor para Assuntos Jurídicos e Previdenciários do Sindifisco Diego Degrazia.

23/05/2018 - Entidades apresentam proposta de reforma tributária solidária

O objetivo é reduzir o custo Brasil e as desigualdades sociais através da promoção do equilíbrio fiscal e do desenvolvimento econômico.

gráfico carga tributáriaIdealizado pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) em conjunto com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), o movimento “Reforma Tributária Solidária: menos desigualdade, mais Brasil” tem sido apresentado em diversos estados brasileiros. As entidades pretendem realizar seminários em todas as capitais até o final de maio. No dia 22, foi a vez do Rio Grande do Sul.

22/05/2018 - Manifesto do Movimento Reforma Tributária Solidária

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) convidam você, cidadão brasileiro, a integrar o Movimento Reforma Tributária Solidária: menos desigualdade, mais Brasil. A iniciativa vai estudar todos os impostos cobrados no Brasil e  encontrar soluções para a desigualdade.

21/05/2018 - Auditores pressionam contra isenção de imposto de até 70% sobre renda de mais ricos

Quem ganha mais de 200.000 reais por mês no Brasil pode estar pagando imposto de renda como se ganhasse apenas 60.000 reais. A conta foi feita por associações de auditores fiscais que promovem neste ano eleitoral uma campanha para mudar a forma como os impostos são cobrados no país.

17/05/2018 - Receita Estadual e PGE viabilizam indisponibilidade de bens de contribuinte que deve R$ 60 milhões ao Estado

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul concedeu liminar, após ação conjunta da Receita Estadual (RE) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), viabilizando a indisponibilidade de bens de uma empresa que deve cerca de R$ 60 milhões ao Estado. O montante refere-se a dívidas de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de um grupo econômico com empresas no Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC), que utilizava uma das integrantes para acumular as dívidas com o Fisco. A indisponibilidade alcança bens dos respectivos sócios e familiares.

16/05/2018 - Receita Estadual encaminha representações ao MP para recuperar R$ 488 milhões de ICMS e de ITCD sonegados

A Receita Estadual apresentou ao Ministério Público Estadual, nesta terça-feira (15), uma nova relação de empresas apontadas por sonegação de ICMS e de ITCD. Ao todo, são 149 representações fiscais para fins penais que visam recuperar R$ 488 milhões entre o imposto que deixou de ser recolhido, multas e juros. Com mais este lote, a Receita Estadual já apresentou ao MP, desde 2015, um total de 988 denúncias-crime, somando R$ 2,06 bilhões em impostos sonegados.

11/05/2018 - NFG contempla 42 entidades de proteção animal no primeiro repasse do ano

Os primeiros R$ 250 mil que serão repassados pelo programa NFG (Nota Fiscal Gaúcha) para área de proteção animal beneficiam 42 entidades. O rateio do valor obedece à pontuação que cada entidade alcançou no primeiro trimestre deste ano, a partir das indicações dos cidadãos cadastrados no programa.

11/05/2018 - Paim defende novas regras para as dívidas dos estados e compensação pela Lei Kandir

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta quarta-feira (9) em Plenário a aprovação do Projeto de Lei (PLS) 561/2015, de sua autoria. O texto altera o índice de correção das dívidas dos estados com a União. Atualmente, a dívida é corrigida pelo IGP-DI, mais 6%. Pela sua proposta, continuou o senador, o índice passaria a ser o IPCA e sua apliação seria retroativa à data de assinatura de contrato de crédito.

09/05/2018 - Auditores-fiscais entregam convite a prefeito de Santa Maria

O delegado da Receita Estadual de Santa Maria, Edson Dri, e os auditores-fiscais Gilberto Procati e Maria Marlene entregaram ao prefeito Jorge Pozzobom o convite para participação no fórum que debaterá políticas públicas em Administração Tributária no dia 29 de maio em Porto Alegre.

09/05/2018 - Fenafisco defende Reforma Tributária Solidária no Senado

Em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, realizada nesta segunda-feira (7), o presidente do Sindifisco-RS e diretor da Fenafisco, Celso Malhani, criticou o cenário brasileiro de concentração de renda nas mãos de uma pequena parcela da população e defendeu a necessidade de o Brasil efetuar uma reforma urgente no sistema tributário nacional, que combata a desigualdade social. Leia mais aqui.